2005-03-28

Mais mortos na operação Páscoa Doçura

Entre os dias 21 e 27 de Março morreram 17 pessoas nas casas portuguesas, indica a Brigada de Engasgos (BE) do INEM. O período em análise inclui parte da Operação Páscoa Doçura, que começou às 00h00 de quinta-feira e terminou às 24h00 de ontem.

Para além das 17 mortes, os 2029 incidentes registados nas casas portuguesas causaram 896 vómitos, 341 dos quais foram auto-induzidos, e em 53 dos quais foi recuperada e re-ingerida a amêndoa que provocou o incidente. Grande parte deveu-se a engasgos com amêndoas, mas outros objectos foram encontrados na garganta das vítimas. Estima-se que 5 a 10% ocorreram na ingestão de espinhas de peixe, que acabaram por ficar encravadas na garganta. Uma vítima em recuperação é Suzete, prostituta de profissão que se encontra neste momento internada na UCI dos hospitais de coimbra, após se ter engasgado com a ejaculação de um cliente. "Eu nem tive tempo de meter uma amêndoa à boca para disfarçar, mas os senhores da BE foram compreensivos" diz Suzete, agradecida.



Durante as acções de fiscalização levadas a cabo na semana passada, entre igrejas, e acompanhamentos de visitas pascais foram detectadas pelas patrulhas da BE 1649 infracções graves e 358 muito graves, acrescenta o INEM em comunicado. Entrevistámos José Pascoal Rodrigues, na qualidade de elemento da BE: "Estamos muito contentes com os resultados positivos em relação ao ano passado, e voltamos a apelar à calma de descontração durante a ingestão de elementos rígidos. As baixas temperaturas, associadas à chuviosidade(?), eram um factor preocupante, mas tudo correu pelo melhor."

Foram detidos quase uma centena de párocos - 63 por terem acusado taxas de álcool no sangue com valores superiores a 1,20 gr/litro de sangue (num total de 176 com taxa positiva) e 32 por esconderem amêndoas e passas nos bolsos. 15 foram ainda autuados por empurrar o pão de ló com o dedo, e 5 por terem salpicado valiosas tapeçarias durante a benção.



Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?